Clarear cabelos coloridos

Cabelos escuros geralmente prendem as pessoas à determinada cor e, geralmente, isso é um problema quando o assunto é Clarear cabelos com coloração escura. Vamos lá….

Primeiramente vamos definir o que é um cabelo escuro. Entende-se como coloração escura as que vão desde o preto até um castanho médio (o número da coloração entre 1 e 4). Esse tipo de cor é de difícil remoção e muitas mulheres que aplicam esse tipo de cor, geralmente procuram clareá-las. Levando-se, sempre, em conta a preservação da saúde dos cabelos, vamos ignorar o procedimento conhecido como decapagem total da cor (processo feito com descolorante e que prejudica demais os fios). Vamos ver caso a caso:

1° Caso: Cabelos com coloração Preta ou Castanho Escuríssimo

Dificilmente consegue-se clarear esse tom de cor mas pode-se fazer um processo de clareamento progressivo (não estou falando das escovas!). É um processo lento que consiste em aplicar a coloração do retoque de raiz elevando o tom aos poucos. Deve-se fazer um teste de mecha com descolorante para ver se o cabelo permite que sejam feitas luzes bem finas e poucas mechas em tom marrom, o que vai facilitar o aspecto visual.

a. Mechas ou luzes aprovadas. Se o cabelo permitir as luzes, ótimo. Podemos começar o retoque de raiz com a cor Castanho escuríssimo (3). A princípio isso não fará diferença, mas já vamos nos desprender do preto. Com as luzes seguindo o que foi citado acima, o aspecto geral vai clarear. Nos próximos retoques, será feita uma mistura de proporção 1/2 tubo de coloração 3 com 1/4 de tubo de coloração 4. A cada retoque, aumenta-se a quantidade de coloração 4, até que fique 1/2 a 1/2. Cerca de 2 meses. Depois, inverte-se 1/2 tubo de coloração 4 com 1/4 de tubo de  coloração 3, diminuindo a quantidade da n°3, demora cerca de mais 2 meses. Depois, não aplicamos mais a coloração n°3. Em 4 meses / aplicações seu cabelo passa de Castanho escuríssimo a Castanho escuro. Ao retocar as mechas, pode-se tentar clarear as mechas que já foram processadas, desde que a saúde dos fios seja preservada! Se quiser passar do Castanho ao Castanho claro, repete-se o mesmo procedimento mas utilizando as colorações 4 e 5.

b. Mechas ou luzes reprovadas. Este caso é um pouco mais demorado. Partindo do princípio que o cabelo estava super Preto (n° 1), devemos fazer o mesmo processo de coloração progressiva mas misturando 1 e 3, depois 3 e 4 e depois 4 e 5. As proporções tamb´pem são menores: 1/2 tubo de 1 + 1/8 tudo de 3. Segundo retoque: 1/2 tubo 1 e 1/4 tubo de  3 e assim sucessivamente. Para chegar num tom de castanho escuríssimo leva, em média 5 aplicações (ou cinco meses). Do 3 para o 4 mais 5 meses seguindo o mesmo processo. Se você sempre cortar o cabelo, a parte com a coloração preta vai desboatndo e o tom fica mais uniforme. Quando você chegar no castanho escuríssimo, deve-se tenatr fazer as mechas novamente.

2° Caso: Cabelos com coloração Castanho escuro

Neste caso, as coisas ficam mais fáceis. Mechas bem finas e bem distribuídas já dão a impressão de cabelo mais claro. Aí, partindo da suposição que seu cabelo tenha altura de tom 4, podemos retocar a raiz com 1/2 tubo 3 e 1/4 tubo 4, aumentando progressivamente a quantidade de coloração 4. Em 4 meses você clareia um tom, passando do castanho escuro para o castanho. Se quiser chegar no castanho claro (n°5) repita a fórmula de coloração com as cores 4 e 5.

3° Caso: Cabelos com coloração Castanho médio ou claro

A possibilidade de clarear esse tom de coloração é bem mais fácil. Pode-se realizar o serviço de mechas com mais definição mas não muito claras para que o contraste claro / escuro não fique muito intenso pois está fora de moda. dependendo da quantidade de luzes, pode-se aplicar a coloração mais clara na raiza. Exemplo: cabelos coloridos com n°4, depois das mechas, pode aplicar o n° 5 na raiz. Apenas depois de fazer as mechas! Se os cabelos estiverem com castanho claro, pode-se aplicar 1/2 a 1/2 a coloração da raiz (n°5) com o loiro escuro (n°6).

Se para você estes procedimentos parecem lentos e seu cabeleireiro falar: “Vamos fazer uma decapagem com shampoo de limpeza profunda e daí a gente aplica uma cor mais clara…” Não faça! Shampoo não clareia coloração! Geralmente, eles fazem isso porque cobram mais caro no procedimento e ganham mais. Depois que seu cabelo estiver estragado, ele vai te fazer uma progressiva cheia de formol que vai “tratar o cabelo”. Progressiva não é Tratamento! Já falei muito sobre os perigos do formol e vou continuar falando!

Espero que esta postagem tenha ajudado bastante e procure sempre produtos de alta qualidade para fazer qualquer procedimento nos salões!


26 comentários em “Clarear cabelos coloridos”

  1. Ola! Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, meu cabelo era loiro, decidi escurecer passei 7.1, 6.1 e não pegou decidi passar 4.1, e já faz 2 meses que não pinto estou deixando desbotar, minha dúvida é se teria possibilidade de fazer algumas luzes? Caso eu não pintasse ficasse uns 6meses sem pintar.

    1. Possível é sim, mas o ideal é você tratar bem o cabelo, com produtos de qualidade. Depois, deve uniformizar a cor que está seu cabelo, para criar uma cor sólida e, só depois trabalhar com mechas. O ideal é procurar um profissional.

  2. Boa noite! Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo post, muito esclarecedor. No meu caso, eu estava com o cabelo claro no início do ano e, de lá pra cá, tingi 2x de castanho claro e 1x de castanho escuro, há um mês. Continuam surgindo mechas avermelhadas e eu gostaria de saber como clarear totalmente o cabelo de novo, qual a melhor forma. P.S.: Já cortei um tamanho considerável, o que amenizou bastante o cabelo “estragado”. Agradeço.

  3. Ola, fui no salao e a cabeleireira passou uma.tinta castanho medio, o meu cabelo estava com uma tinta castanho dourado, ela passou a tinta 3.0 e ficou supeer escuro e assim ela puxou luzes mas nao adiantou, o que eu faço para clarear novamente?obrigadaaa

  4. Oi! Passo tintura preta no meu cabelo á uns 3 anos, algumas vezes tintura preta azulada. Estou cansada de ter cabelos escuros e gostaria de fazer luzes, queria aquele tom platinado. Como meu cabelo é preto imagino que não deva ser fácil clarear, qual seria o melhor meio para eu conseguir deixa-lo do jeito que quero?
    Desde já agradeço.

    1. Ola, desculpe a demora para responder… O ideal é que voce pare de usar colorações muito escuras (1 e 3) e passe a usar Coloração Semipermanente (tonalizante), a partir do numero 3 e aumentando gradativamente ao longo do tempo (como eu expliquei no post).

      Para você atingir esse tom loiro, vai demorar alguns anos para que toda a parte do cabelo que você passou coloração escura saia totalmente.

  5. Olá
    Estava loira e estou tentando ficar com meu tom natural (louro escuro acizentado).
    Primeiramente passei um castanho avermelhado e depois um castanho claro, porém o cabelo esta muito escuro e queria clarear um pouco. Passar um louro escuro ira clarear o cabelo? As 3 passadas d tinta deixou o cabelo próximo do preto com leve avermelhado, queria ele louro escuro, mais claro q um castanho claro natural.

    1. Ola,

      A única forma de clarear seus cabelos é com processos de descoloração pois uma coloração não tem poder para clarear cabelos tingidos. O ideal é fazer uma decapagem mas aconselho que busque ajuda de um bom profissional para que não prejudique mais seus cabelos.

  6. Olá!
    O meu cabelo natural é castanho claro e já a algum tempo que faço madeixas loiras. A pouco tempo decidi terminar com as madeixas e passar a usar um coloração luocolor 7.3, mas o meu natural fica muito acobreado. Na 2ª vez colocaram-me um 7.1 que me deixou o cabelo muito escuro.
    Como posso fazer para ficar com uma cor loiro mel?
    Posso usar shampoo clareador em cabelo com coloração?
    Obrigada

    1. Olá..
      Primeiramente, devo informar que aplicar 7.1 sobre 7.3 não escurece o cabelo. Esta sensação se dá pois a coloração acinzentada é mais fria do que a dourada. Shampoo clareador pode danificar mais seus cabelos (lembrando que você AINDA tem as mechas – elas não foram cortadas). Se puder, envie uma foto para henryscissors@ymail.com assim posso ver a cor do seu cabelo (de preferência foto tirada ao ar livre). O correto para o loiro mel sertia mesmo o 7.3 ou 7.31.

  7. pintei meu cabelo de acaju e ficou muito escuro,o q faco pra clarear pq nao posso descolorir e quero um cabelo com um vermelho mais aberto…obrigada

    1. Ola. Infelizmente, para clarear um cabelo colorido, precisamos recorrer a processos com descoloração. Verifique se você pode utilizar o Dekapcolor ou Efaçol.

  8. oii amei as dicas gostaria de saber como eu posso clarear um cabelo castanho claro q agora esta desbotado com uma cor avermelhada a intenção é ficar loira … obg

    1. Ola, você deve, primeiramente, equilibara a cor de fundo para ficar loira com mechas depois, tem que neutralizar o que estiver de acobreado ou vermelho. É bom buscar um bom profissional para avaliar e neutralizar corretamente a cor…

  9. qual o numero da tinta que deve ser usado pra tirar o castanho medio dos cabelos?

    1. Ola,
      Na verdade, não existe nenhua coloração que “tire o castanho” a não ser que você queira escurecer.
      Existe uma regra básica: coloração não clareia cabelos coloridos com coloração.
      Para clarear, só com descolorantes e, de preferência, com um bom profissional. Se quiser, mande uma foto do seu cabelo e a cor pretendida para o email: henryscissors@ymail.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.